Jornada Nacional de Inovação da Indústria promove troca de experiências em Santarém
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Jornada Nacional de Inovação da Indústria lotou auditório da Aces em Santarém
Sistema Indústria do Pará
Nesta quinta-feira (29), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria passou por Santarém, no oeste do Pará, promovendo aprendizado e troca de experiências. O evento realizado na sede da Associação Comercial de Santarém (Aces), integra um amplo movimento nacional voltado à construção de soluções para o futuro da indústria brasileira.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A programação reuniu líderes empresariais, executivos industriais, empreendedores, startups e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao ecossistema de inovação.
Além dos painéis e momentos de troca entre os participantes, o evento contou com workshops aplicados sobre gestão da inovação e acesso a recursos para projetos inovadores, aproximando empresas locais de oportunidades concretas de crescimento, modernização e inserção em novos mercados.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e percorre todos os estados brasileiros com o objetivo de valorizar iniciativas regionais e integrar o ecossistema de inovação ao cenário nacional. Em Santarém, o encontro contou com a correalização do Sebrae/PA e do Sistema Fiepa.
O gerente regional do Sebrae em Santarém, Paulo Dirceu Oliveira, destacou que não é possível falar de transição ecológica ou digital sem inovação. "Somos uma região com grande potencial, especialmente na bioeconomia, rica em insumos e matéria-prima, com capacidade de transformá-los em produtos e serviços. A transformação é um caminho sem volta, e as empresas precisam se adaptar para continuar competitivas e fortalecer a economia local”.
Com foco na Transição Ecológica e Digital, a jornada promoveu debates estratégicos sobre sustentabilidade, transformação digital e novos modelos de negócio, contribuindo para o fortalecimento da competitividade industrial e para o desenvolvimento econômico regional.
Segundo o superintendente Nacional de Inovação da CNI, Carlos Borck, as discussões realizadas ao longo do evento terão impacto direto no planejamento de políticas públicas para o setor.
“Todas as informações que estamos mapeando nos locais que visitamos serão transformadas em um documento para registrar os principais desafios, oportunidades e ações necessárias em cada região. Esse material será apresentado às futuras lideranças brasileiras, para que seja considerado na implementação de programas de governo voltados à indústria, respeitando as necessidades específicas de cada estado”, explicou.
Para o empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Alexandre Chaves, o evento contribui para ampliar a visão de desenvolvimento da região. “Nossa economia é baseada no comércio e no agro, e precisamos desenvolver cada vez mais a ciência, a tecnologia, a inovação e a indústria. Esse crescimento precisa acontecer de forma equilibrada, com desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental”, destacou.
Público presente na Jornada Nacional de Inovação na Indústria em Santarém-PA
Sistema Indústria do Pará
A interlocutora da Jornada da Inovação no Pará e representante do Sistema Fiepa, Dilma Viana, ressaltou que Santarém reúne características estratégicas alinhadas ao tema central do evento. “As vocações de Santarém dialogam diretamente com a transição ecológica e digital. Aqui, tecnologia e floresta caminham juntas, mostrando que é possível inovar preservando, competir respeitando o território e se desenvolver mantendo o equilíbrio da Amazônia”, afirmou.
O diretor do Senai Santarém, Peter Rasera, destacou o papel estratégico da cidade no cenário da inovação industrial. “Santarém conecta saberes, territórios, potencial humano e vocações produtivas únicas. Falar de inovação é falar de pessoas, visão e coragem para transformar desafios em oportunidades. A indústria que inova se fortalece, gera valor e constrói futuro”, afirmou.