CONTA DE LUZ: ANEEL APROVA ALTA DE 3,74% NAS TARIFAS DOS CONSUMIDORES DO PARÁ.

  • 05/08/2025
  • 0 Comentário(s)

CONTA DE LUZ: ANEEL APROVA ALTA DE 3,74% NAS TARIFAS DOS CONSUMIDORES DO PARÁ.

A conta de energia dos paraenses vai ficar mais cara a partir de quinta-feira (7). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (5), o reajuste tarifário anual da Equatorial Pará, responsável pela distribuição de energia em 144 municípios do estado. O aumento médio será de 3,74%, afetando cerca de 3 milhões de unidades consumidoras.

Segundo o presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa), o defensor público Cássio Bitar, o reajuste impactará de forma distinta os diferentes perfis de consumidores. Os usuários da Baixa Tensão, como os residenciais e pequenos comércios, terão aumento médio de 3,57%. Já os da Alta Tensão, incluindo indústrias e estabelecimentos de maior porte, pagarão 4,50% a mais.

Mesmo com o aumento, o índice é menor em relação a anos anteriores. Em 2021, o reajuste foi de 9,01%; em 2022, 15,12%; e em 2023, chegou a 11,07%. No ano passado, os consumidores do Pará chegaram a ter uma redução média de 3,23% na tarifa.

O Concepa acompanha todos os processos de reajuste e revisão tarifária junto à equipe técnica da Aneel, sempre buscando defender os interesses dos consumidores de todas as classes. "O atual reajuste foi motivado, principalmente, por custos não gerenciáveis, como os encargos setoriais e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que compõem parcela significativa da fatura de energia", explica Cássio Bitar.

Para tentar diminuir este panorama, o Conselho tem atuado junto à bancada federal do Pará no Congresso Nacional para apoiar projetos de lei que visem à reestruturação do setor. Uma das propostas em debate é a revisão das taxas de compensação pelo uso de recursos hídricos nas hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí.

"O objetivo é promover um realinhamento dessas taxas, destinando parte dos recursos arrecadados para a modicidade tarifária. Com isso, haveria uma compensação efetiva para os consumidores paraenses pelo uso intensivo dos recursos naturais do estado na geração de energia, contribuindo para reduzir a tarifa no futuro", finaliza o presidente do Concepa.

FONTE: O Liberal

COELHO NOTÍCIAS ¦ Instagram, Facebook ¦ Linktree


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. House in the streetlight

Gareth Emery, LSR/CITY, Annabel

top2
2. Me Ama ou Me Larga

Simone Mendes

top3
3. The Fate of Ophelia

Taylor Swift

top4
4. Não Volto Mais

Mell Pinheiro

top5
5. Quero um Love( Leo Breanza Remix )

Ana Cañas

top6
6. Devia ser proibido

Henrique & Juliano

top7
7. Esperança

Banda AR-15 & Manu

top8
8. Só no Pará

Viviane Batidão

top9
9. Mágica

Calcinha Preta

top10
10. Listen To Your Heart

Sonia


Anunciantes