'UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO', DIZ HELDER SOBRE ATAQUE CONTRA VENEZUELA

  • 03/01/2026
  • 0 Comentário(s)

'UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO', DIZ HELDER SOBRE ATAQUE CONTRA VENEZUELA

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que “um erro não justifica o outro” ao comentar o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela, nas suas redes socias.


Em pronunciamento, o chefe do Executivo paraense criticou a intervenção de uma potência estrangeira em um país soberano e afirmou que a ação representa um retrocesso histórico e uma violação da ordem internacional.

Helder destacou que, apesar das críticas ao regime de Nicolás Maduro, especialmente após o que classificou como uma ratificação autoritária no poder, isso não legitima o uso da força externa.

Segundo ele, a permanência do presidente venezuelano gera repulsa entre defensores da democracia, mas a questão central é se os fins podem justificar os meios.

No pronunciamento, o governador afirmou que a comunidade internacional levou séculos para construir um arcabouço baseado no direito internacional, cuja premissa é a autodeterminação dos povos e o multilateralismo.

Para ele, esse conjunto de princípios é colocado em risco quando uma potência estrangeira interfere diretamente na soberania de outro país.

“O sequestro ou captura do chefe de Estado de um país soberano configura uma agressão à toda ordem internacional”, afirmou Helder, ao questionar se a América Latina ainda é tratada como colônia, como ocorreu durante os períodos de dominação europeia.

O governador avaliou ainda que a violência promovida por uma nação estrangeira nas fronteiras do continente se soma a uma sequência histórica de agressões sofridas pela América do Sul, agravando um cenário já marcado pela ditadura venezuelana. “Um erro não justifica o outro e dois erros não fazem um acerto”, reforçou.Ao final do pronunciamento, Helder Barbalho manifestou solidariedade ao povo venezuelano e afirmou esperar que a evolução dos acontecimentos permita uma solução baseada no respeito a princípios democráticos, e não apenas no uso da força. Ele encerrou citando o educador e humanista venezuelano Andrés Bello: “Só a unidade do povo e a solidariedade de seus dirigentes garantem a grandeza das nações”.
Fonte: O Liberal

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. House in the streetlight

Gareth Emery, LSR/CITY, Annabel

top2
2. Me Ama ou Me Larga

Simone Mendes

top3
3. The Fate of Ophelia

Taylor Swift

top4
4. Não Volto Mais

Mell Pinheiro

top5
5. Quero um Love( Leo Breanza Remix )

Ana Cañas

top6
6. Devia ser proibido

Henrique & Juliano

top7
7. Esperança

Banda AR-15 & Manu

top8
8. Só no Pará

Viviane Batidão

top9
9. Mágica

Calcinha Preta

top10
10. Listen To Your Heart

Sonia


Anunciantes