POR QUE A GRIPE K É PREOCUPANTE? INFECTOLOGISTA EXPLICA APÓS CASO CONFIRMADO NO PARÁ

  • 17/12/2025
  • 0 Comentário(s)

POR QUE A GRIPE  K É PREOCUPANTE? INFECTOLOGISTA EXPLICA APÓS CASO CONFIRMADO NO PARÁ

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o subclado K da Influenza A representa uma “evolução notável do vírus”. Especialistas comentam a sua velocidade de transmissão


O Brasil registrou o primeiro caso do subclado K da Influenza A (H3N2), popularmente conhecido como "Gripe K". A confirmação foi feita pelo Ministério da Saúde a partir de amostras analisadas no estado do Pará.

A Gripe K apresenta características semelhantes à influenza comum, mas especialistas alertam para a velocidade de transmissão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o subclado como uma "evolução notável do vírus", gerando atenção das autoridades de saúde.

Alessandre Guimarães, médico infectologista e vice-presidente da Sociedade Paraense de Infectologia (SPI), expressou preocupação. Ele citou o cenário europeu, onde a Gripe K tem causado aumento de casos, levando a OMS a emitir um alerta sobre a "explosão de casos".

O Risco da Transmissão RápidaGuimarães destacou que países como o Japão enfrentam uma epidemia de gripes com prevalência da Gripe K. A fácil disseminação do vírus é um fator de preocupação, pois a rápida aquisição pela população pode gerar um colapso no sistema de saúde, comparável ao ocorrido com a Covid-19."Não sabemos dizer se os sintomas serão graves, mas tudo leva a crer que são os mesmos da Influenza", detalhou o infectologista. Ele reforçou a necessidade de atenção devido ao potencial de sobrecarga dos serviços de saúde.Sintomas e sinais de alertaA maior parte dos sintomas da nova variante é a mesma da gripe comum. Isso inclui:
tosse,
febre,
dor de cabeça,
dor de garganta,
coriza,
congestão nasal,
dor muscular,
dor articular.
Estes são indicativos gerais de uma infecção gripal. No entanto, há sinais específicos que têm chamado a atenção dos especialistas.

"Eventos gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas e diarreias, têm aparecido muito nos casos da Gripe K", afirmou Guimarães.

A inapetência, ou falta de apetite, e a indisposição também são observadas.Em casos de sintomas gripais, medidas como usar máscara, lavar as mãos e evitar locais aglomerados são recomendadas para conter a disseminação do vírus.Diagnóstico e tratamentoO diagnóstico da Gripe K pode ser feito por meio de informações clínicas, onde o médico avalia o quadro do paciente. Alternativamente, é possível realizar um diagnóstico laboratorial, que envolve a coleta de secreção nasal para análise.Para o tratamento, Alessandre Guimarães ressaltou a importância de manter a hidratação e de cuidar dos sintomas mais expressivos. Em alguns países, como a Espanha, a volta do uso de máscaras e o trabalho remoto já são medidas sugeridas para quem apresenta sintomas gripais.Grupos vulneráveis e a vacinaçãoOs grupos considerados mais vulneráveis à Gripe K incluem:
idosos acima de 75 anos, devido à imunossenescência (envelhecimento natural do sistema imunológico),
pacientes cardiopatas,
pessoas com restrição de mobilidade,
população indígena,
pessoas asmáticas.
Ainda não existe uma vacina específica para a Gripe K. Contudo, Guimarães orientou que a população mantenha o esquema vacinal da Influenza em dia. "A vacina que há da Influenza não possui o material genético da Gripe K", explicou.
Anualmente, a vacina da gripe é atualizada, baseada nas cepas virais circulantes. As vacinas com essa nova variante devem ser produzidas no próximo ano. "É importante tomar a vacina da Influenza, porque favorece que a resposta imunológica ocorra", completou o infectologista.Dicas de etiqueta respiratória para frear o vírusPara evitar a transmissão da Gripe K e de outras doenças respiratórias, siga estas orientações:
Ao tossir ou espirrar, não use as mãos. Elas são um dos principais veículos de gripe.
Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço de papel e depois jogue-o no lixo.
Na falta de lenço, use o braço para cobrir o nariz e a boca, nunca as mãos.
Evite cumprimentos com abraços, aperto de mão e beijo se estiver com sintoma de gripe.
Não compartilhe copo, utensílios e toalhas.
Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel.

Fonte: O liberal

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. House in the streetlight

Gareth Emery, LSR/CITY, Annabel

top2
2. Me Ama ou Me Larga

Simone Mendes

top3
3. The Fate of Ophelia

Taylor Swift

top4
4. Não Volto Mais

Mell Pinheiro

top5
5. Quero um Love( Leo Breanza Remix )

Ana Cañas

top6
6. Devia ser proibido

Henrique & Juliano

top7
7. Esperança

Banda AR-15 & Manu

top8
8. Só no Pará

Viviane Batidão

top9
9. Mágica

Calcinha Preta

top10
10. Listen To Your Heart

Sonia


Anunciantes